top of page

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O que isso tem a ver com seu ambiente de trabalho?

É possível que você já tenha ouvido falar a respeito da famigerada Inteligência Emocional, mas talvez você ainda não tenha percebido (ou entendido) a largura, a extensão e a profundidade que esse termo traz consigo.



ree

Sabe aquela ideia de que não se mistura trabalho e vida pessoal, como se a gente conseguisse desligar a nossa personalidade e nossa pessoalidade ao entrar no ambiente empregatício? Pois bem...isso NÃO EXISTE. Alguém deve ter confundido as bolas e passado uma informação, digamos, um tanto disforme pra você. Não há como separar por completo cada uma das áreas da nossa vida. Somos seres predominantemente emocionais e nossa vida, quer você queira, quer não, é cíclica e inteira.

O que dá para fazer é equilibrar a sua vida com maestria, e você só vai conseguir isso se tiver o mínimo de Inteligência Emocional. Para manter a sanidade mental e garantir soluções estratégicas em momentos de pressão no trabalho, por exemplo, você precisa desenvolver autoconhecimento - uma das vertentes da Inteligência Emocional. Aliás, o pilar profissional costuma ser um dos mais afetados quando da deficiência, ou mesmo da inexistência desse tipo de intelecção. Seu emprego pode ir por água abaixo, não por falta de competência, mas porque você mantém um comportamento disfuncional, o que a afeta direta e indiretamente o seu trabalho e a empresa como um todo. E como eu sei disso? Porque eu já experimentei todo tipo de situação desconfortável e desafiadora por onde passei. E hoje percebo, por A+B, que se tivesse o entendimento que tenho hoje, pouco do que vivi teria acontecido, eu teria sofrido menos e feito as pessoas mais felizes, SIM! Acredite em mim: um ambiente de trabalho confuso, problemático e desequilibrado por causa de pessoas pesadas (que ignoram estar atormentadas) não é interessante pra ninguém. Se eu puder te dar um conselho gratuitamente, eu te digo:

comece hoje a aliar seu conhecimento técnico à sabedoria comportamental e cultural que ainda lhe falta.

Desenvolva habilidades relacionais muito mais lúcidas e frutíferas. Outra coisa não, mas isso vai te impulsionar e potencializar os resultados que você tanto espera e deseja. Caso contrário, é bem provável que a vida precise ser um tanto dura com você e, quem sabe, ensinar algumas coisas a pulso, como fez comigo. Confia em mim, vai dar bom!


ree

Autor: Larissa Monteiro

(Master coach e Master em hipnoterapia)

Comentários


bottom of page